segunda-feira, 25 de março de 2013


O NEGRO E O MUNDO

O negro menino
Sonha no mundo
Brinca com a fome
Zomba da dor.
O negro sorrindo
Das dores sorrindo
Da fome sorrindo
Sorrindo do amor

O negro crescendo
A terra o envolvendo
Lutando o guerreiro
Reclama feroz.
-o mundo é meu mundo
A dor é só minha
Se choro a daninha
Abafam-me a voz

O negro vagando
Sem fé caminhando
Talvez procurando
O que não perdeu.
A benção divina?
O Deus que o ilumina?
Responde um errante
Também feneceu.
Ò negro teu mundo
É meu mundo escasso
Vazio no espaço
Sem dono sem rei.

Se a dor tudo isola
Prá que a esmola?
Prá que o teu grito?
Tu és o infinito
Tu és eu falei..

O negro cansado
Diz amargurado
O mundo é negro
Mais negro que eu.
Repete o errante
O mundo vibrante
Intenso falante
É negro tão negro
Ou mais negro que o teu.

Se alguém no infinito
Ouvisse esse pranto
Diria – esses cantos
Formou um coral

Meu negro meu mundo
Imenso profundo
Tens por oriundo
O negro universal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário